Educação Infantil

A educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica e tem como compromisso, contribuir de forma lúdica para o desenvolvimento integral da criança.

A Escola Magnus Domini – Unidade Arte Manha, numa perspectiva sociointeracionista, tem o propósito de promover o aprendizado por meio de vivências e experiências práticas, na qual os alunos são desafiados a terem apreço e prazer pelo conhecimento. Buscamos também, desenvolver na criança a auto-confiança, tornando-a ativa, questionadora e segura no ambiente escolar e familiar.

 

 

Calendário

agenda-arte-manha-2017agenda-arte-manha-2017-02

Projetos Permanentes

 

 

Como política de trabalho, a Escola Magnus Domini – Unidade Arte Manha, desenvolve no decorrer do ano, vários projetos temáticos e instigantes que se agregam e complementam os assuntos abordados. Porém, há alguns que se mantém constantes, pois são desencadeadores de outras propostas. São eles: Projeto Nomenclatura, Projeto Musicanto e Projeto Comer Brincando.

Na Educação Infantil propomos projetos na intenção de estimular o apreço ao conhecimento. Abordamos temas interessantes e coerentes a cada grupo de idade, com o objetivo de despertar a curiosidade e o desejo de investigação.

Queremos que as crianças sintam-se valorizados em suas opiniões e que tenham prazer em estudar e pesquisar aquilo que mais lhe impressionam e, sobretudo percebam que a escola também é um espaço para trocas de conhecimento.

projeto-comer-brincando projeto-nomenclatura

Berçário - 4 meses a 1 ano

O acolhimento, o afeto, a higienização e a alimentação são a base do trabalho no berçário. Essa etapa, abrange todos os aspectos necessários para o desenvolvimento pleno do bebê. Por isso, a estimulação vai além de mordedores e chocalhos. É fundamental que os bebês sejam estimulados com brincadeiras de repetição, de imitação e de exploração sensório motora. Isso se dá por meio de atividades que instigam a concentração, a percepção e a comunicação.

Maternal

Nesta fase, a criança está aberta a grandes descobertas, mesmo não concluindo uma ação ela se alegra com as tentativas. Encanta-se com tudo ao seu redor, aprende por meio da exploração do espaço, curiosidade, imitação e imaginação. Por isso, nossos pequenos são estimulados por meio de brincadeiras que promovem o desenvolvimento dos sentidos. Proporcionamos diferentes atividades e estímulos necessários ao desenvolvimento da linguagem, socialização, habilidades cognitivas e motoras.

G1

No G1, os alunos são estimulados por meio de brincadeiras que promovem o desenvolvimento dos sentidos. São proporcionadas todas as condições de estímulos necessários ao desenvolvimento da linguagem, da socialização, das habilidades cognitivas e motoras. A música, a história, a imitação, as brincadeiras, sã o recursos que auxiliam no desenvolvimento dessas habilidades.

G2

Nesta fase, as crianças são estimuladas com atividades para desenvolver a linguagem, as habilidades motoras e os sentidos. Esse processo é cuidadosamente planejado com o objetivo de promover um aprendizado amplo e harmonioso. Por isso, as brincadeiras em grupo, o lúdico, a música, a história, o movimento e a imitação, acompanham o processo dessa etapa.

– Educação física.

G3

Neste período, é proporcionado a criança, um aprendizado rico em vivências. As atividades são elaboradas com o objetivo de desenvolver habilidades necessárias para o desenvolvimento integral do aluno. Os jogos, as brincadeiras livres e dirigidas, as histórias, as dramatizações e os riscos e rabiscos, auxiliam no processo de aquisição do conhecimento e promovem o desempenho das habilidades cognitivas e motoras. Além disso, são oferecidas aulas de outras áreas com professores com formação específica:

– Educação física.
– Inglês (uma vez por semana).
– Temos também, o Ballet, Capoeira e o Futebol como atividades opcionais.

G4

Nesta fase, o lúdico continua tendo função importante no processo de ensino e aprendizagem. As atividades semanais são elaboradas seguindo um plano curricular, organizado por eixos. Ao longo da semana, os alunos realizam atividades envolvendo conteúdos relacionados a linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, artes visuais, música e matemática. Além disso, são oferecidas aulas de outras áreas com professores com formação específica:

– Educação física.
– Inglês (duas vezes por semana).
– Música.
– Temos também, o Ballet, Capoeira e o Futebol como atividades opcionais.

G5

Nesta fase a aprendizagem visa o desenvolvimento integral da criança. As atividades são planejadas semanalmente, com o objetivo de oferecer as crianças um aprendizado rico em vivências e experiências. De forma que contribuam para o processo de alfabetização e promovam o desempenho das habilidades cognitivas e motoras. Além disso, são oferecidas aulas de outras áreas com professores com formação específica:

– Educação física.
– Inglês (duas vezes por semana).
– Música.
– Temos também, o Ballet, Capoeira e o Futebol como atividades opcionais.