Ensino Fundamental I

As turmas do Ensino Fundamental I funcionam no período matutino e vespertino. O horário de funcionamento do turno matutino é das 7h 30min às 12h. O turno vespertino, por sua vez, inicia-se às 13h 30min e finda às 18h.

A professora da turma tem por responsabilidade trabalhar os seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Filosofia.

As disciplinas de Arte, Educação Física e Língua Inglesa são ministradas por professores especialistas.

Os alunos de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental ainda possuem, dentro da grade curricular, aulas de xadrez contribuindo para a maior atenção e concentração em suas atividades.

Os conteúdos deste segmento têm uma carga horária extra, mais um diferencial da Escola.

De acordo com as leis federais 11.114/05 e 11.274/06 que ampliaram o Ensino Fundamental de 8 para 9 anos, a Escola Magnus Domini passa a atender crianças a partir de 6 anos (1º ano) considerando como primazia as condições socioculturais e educacionais das crianças da comunidade, buscando a melhoria da qualidade da formação escolar e o alcance dos objetivos do Ensino Fundamental, conforme definidos em norma nacional

 

Calendário

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Projetos Permanentes

Projetos Permanente – Fundamental I

1º ao 5º ano – Olhar de criança

Observando a crescente importância que o ensino de Arte ganha na pedagogia contemporânea, estimulando a expressão, a criatividade, o senso estético, a diversidade de linguagem e técnicas, os aspectos sensoriais, cognitivos e motores, percebemos o quanto o trabalho com Arte pode ampliar os horizontes de desenvolvimento humano, em todos os sentidos.

Assim, procurando incentivar cada vez mais o interesse pela Arte, desenvolvemos todos os anos, o projeto “Olhar de criança”. Trata-se de um conjunto de iniciativas que envolvem professores, coordenação e alunos do 1º ao 5º ano, com trabalhos de sala de aula e atividades diversificadas a partir de um tema gerador.

1º Ano

Nesta fase, o objetivo maior é provocar inúmeras situações de comunicação, para que o aluno expresse necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral e escrita, vivenciando e valorizando a comunicação de ideias e hipóteses a partir de seus conhecimentos prévios e suas próprias estratégias para resolução de conflitos.

2º Ano

Nesta etapa, procuramos desenvolver a capacidade de comunicação com compreensão, expressão oral e escrita de forma contextualizada e numa abordagem interdisciplinar.

3º Ano

Os alunos nesta fase, desenvolverão a linguagem para o uso em situações concretas de interação para perceberem que é por meio da língua que compreendemos o mundo, expressamos a nossa compreensão e buscamos modos de intervir sobre ele, transformando-o.

4º Ano

Esta é uma etapa importante para o desenvolvimento da capacidade de observar, descobrir e refletir sobre o mundo, interagir com seu semelhante através do uso funcional de linguagens.

5º Ano

Aqui é a fase em que se desenvolve a competência leitora e comunicativa dos alunos, bem como sua reflexão linguística para o uso mais consciente e apropriado da língua