Ensino Fundamental II

No Fundamental II, os alunos são protagonistas de sua própria história e têm apreço ao conhecimento, carregando consigo as melhores memórias de Escola. Eles apreendem com a experimentação e transformam em linguagem os saberes adquiridos.

 

 

PARTICULARIDADES DO FUNDAMENTAL II

A) PROFESSOR COORDENADOR POR ANO

Ao iniciarem o 6º ano, os alunos passam por profundas mudanças e por um processo de adaptação bastante complexo, uma vez que têm que conviver com um número maior de professores, com diferentes disciplinas, com novas exigências e uma organização do tempo escolar distinta da que estavam habituados.

Para que as crianças possam caminhar com segurança e encontrar apoio na construção de sua autonomia, o 6º ano possui um professor coordenador, ou seja, um professor tutor, responsável pelo desenvolvimento, pela aprendizagem, pela orientação para os estudos e pela boa convivência do grupo.

B) PROJETO

Atualmente é indiscutível o valor de atividades investigativas ou de pesquisas realizadas na escola. Essa pesquisa ou investigação – denominada de projeto – busca encontrar respostas convincentes sobre o tema levantado pelos alunos, pelo professor ou pelos alunos e professores juntos. O projeto também é um complemento, abordando muitas disciplinas, objetivando um trabalho interdisciplinar. Além das razões acima, o trabalho com projetos contribui para que os alunos tomem decisões, assumam responsabilidades, elejam, entre os membros da equipe, os responsáveis por diferentes papéis e ir além dos limites restritos a um livro didático.

Dessa forma, cientes da importância do trabalho interdisciplinar, a Escola Magnus Domini desenvolve junto à 6º ano, dois projetos anuais, um por semestre, abordando temas diversos.

C) VIAGENS E VISITAS

A Escola Magnus Domini procura complementar o trabalho realizado em sala de aula com viagens e passeios para aprofundamento dos conteúdos.

 

Calendário

 

calendario-fi-e-fii-2017-01 calendario-fi-e-fii-2017-02

6º Ano

Matriz Curricular

Língua Inglesa, Língua Espanhola, Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Ciências, Matemática, Metodologia de Estudo, Oficina de Produção de Texto, Raciocínio Lógico, Iniciação Científica e Projeto.

Horário Semanal – 20176-a

6b-alterado

Calendário de Avaliações do 3º Trimestre

6a1 6a2 6a3 6a4 6b1 6b2 6b3 6b4

7º Ano

Neste ano, os alunos demonstram maior interesse em resolver situações cotidianas, com a possibilidade de levantar hipóteses, de arriscar-se em busca de resultados sem a tutela do professor. Novos conteúdos são explorados, o que garante o desenvolvimento da autonomia e do senso de responsabilidade.

A variedade nas opções de escolha se torna, assim, uma verdadeira força motriz capaz de estimulá-los em função de suas preferências e particularidades.

Matriz Curricular

Língua Inglesa, Língua Espanhola, Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Ciências, Matemática, Metodologia de Estudo, Oficina de Produção de Texto, Raciocínio Lógico, Iniciação Científica e Projeto.

Horário Semanal – 20177

Calendário de Avaliações do 3º Trimestre

71 72 73 74

 

8º Ano

Neste ano, os alunos caracterizam-se pelas mudanças corporais e pelos momentos de inquietação emocional e psicológica que repercutem na vida afetiva, na sexualidade, nas relações com a família e também na Escola. Junto a esses problemas começa a se configurar uma enorme e grande expectativa: a continuidade dos estudos e o futuro profissional.

Outro aspecto que se acentua é a ampliação da capacidade para compreender e utilizar recursos tecnológicos e audiovisuais. Ao mesmo tempo em que eles se organizam melhor para produzir em grupo, também ampliam suas possibilidades de realização de trabalhos individuais.

Matriz Curricular

Língua Inglesa, Língua Espanhola, Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Biologia, Química, Física, Matemática, Metodologia de Estudo, Oficina de Produção de Texto, Raciocínio Lógico e Iniciação Científica.

Horário Semanal – 2017

 

 

8-a

8b-alterado

Calendário de Avaliações do 3º Trimestre

8a1 8a2 8a3 8a4 8b1 8b2 8b3 8b4

 

 

9º Ano

O iminente ingresso na juventude, além das expectativas quanto ao futuro, suscitam, nos alunos desse último ano, novos anseios e necessidades. O conhecimento do mundo e as experiências de vida, ao contrário dos anos anteriores, passam a acontecer, preferencialmente, no círculo do grupo, distante, por isso, da tutela dos pais. Isso faz com que esses jovens ampliem suas percepções e se tornem mais independentes e autônomos.

Sob o ponto de vista cognitivo, a observação ganha detalhes, ampliam-se as capacidades para pensar de forma mais abstrata, para tomar algumas decisões, para abstrair significados e ideias de maior complexidade, e para argumentar expressando pontos de vista com mais clareza.

Matriz Curricular

Língua Inglesa, Língua Espanhola, Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Biologia, Química, Física, Matemática, Metodologia de Estudo, Oficina de Produção de Texto e Iniciação Científica.

Horário Semanal – 2017

9

 

 Calendário de Avaliações do 3º Trimestre

91 92 93 94