Partilhando o Saber – 2017

2ª MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICApartilhando-o-saber

Apresentação

O desafio do ano de 2017 foi trabalhar com um tema de grande impacto para o mundo: Sustentabilidade. Para contemplar as mais diferentes áreas de estudo, as turmas do Fundamental II foram divididas em equipes de 3 a 5 alunos, as quais escolheram as linhas de pesquisa de sua preferência, dentre elas: Agricultura, Alimentação, Arquitetura, Arte, Atitudes, Empresas, Energia, Engenharia, Lixo, Moda, Nutrição, Políticas, Reciclagem, Tecnologia e Turismo.

Desenvolvimento dos trabalhos série a série

Com os alunos do 6º ano iniciamos com o despertar da curiosidade e a importância da pesquisa para o desenvolvimento da Ciência. Apresentamos algumas ferramentas de buscas de pesquisa e trabalhamos o senso crítico no discernimento de fontes confiáveis de pesquisa. Alguns encontros da disciplina tiveram um caráter mais lúdico ou informal, sendo realizados no pátio da escola ou partindo da elaboração de cenas teatrais para a análise e reflexão de textos científicos. Além disso, visitamos a biblioteca da escola a fim de valorizar os livros e as enciclopédias como fontes de informações de credibilidade. Com esta série, que inicia este ano na pesquisa, investimos na leitura e compreensão de textos sobre os temas de pesquisa.

A turma do 7º ano já iniciou o ano mais a vontade na disciplina. Motivados pelo trabalho realizado no ano anterior, chegaram dispostos a evoluir e solidificar os conhecimentos adquiridos. Assim, a partir da distribuição dos temas específicos, cada equipe passou a trabalhar buscando materiais para a revisão bibliográfica. Os trabalhos em equipe foram norteados pelos cartões de tarefa que conduziram à escrita das perguntas de pesquisa e a elaboração da justificativa do trabalho. A partir do momento que já sabiam as perguntas que desejavam responder e o porquê estavam realizando a pesquisa, puderam elaborar o objetivo, isto é, a meta que pretendiam atingir.

Da mesma forma, os 8ºs anos tiveram um desempenho muito significativo na elaboração dos elementos estruturais da pesquisa. Trabalhando em equipes, foi possível obter uma produção textual de qualidade. Os alunos empenharam-se em redigir as perguntas de pesquisa, o objetivo geral e a justificativa da pesquisa. Vale ressaltar, que mais do que a simples redação, trabalhamos a compreensão dos conceitos e a aplicação destes elementos estruturais, por meio de dinâmicas e jogos que aperfeiçoaram habilidades como raciocínio e criatividade dos nossos alunos.

A maturidade cognitiva do 9º ano somada à experiência da excelente participação da turma no ano anterior permitiu aos nossos formandos trabalhar com autonomia e segurança. De forma eficiente, os alunos trabalharam para sugerir os temas de pesquisa a serem trabalhados pelas 32 equipes do nosso segmento. Na proposta da escrita da justificativa, as equipes desenvolveram um slogan, um desenho e um texto-base para justificar a relevância dos temas. Além disso, trabalharam a pergunta de pesquisa como o ponto de partida do trabalho.

O ano foi intenso e muito produtivo! Qualidade nas discussões entre alunos e professores, valorização do conhecimento compartilhado, êxito na resolução de tarefas a partir da metodologia ativa, proposta pelas estudiosas COHAN & LOTHAN. Riqueza de detalhes que fazem parte de um processo que paradoxalmente podemos entender como árduo e prazeroso. A trajetória da pesquisa é feita de altos e baixos, como tudo na vida. A disciplina de IC está em constante movimento e nossos alunos estão colecionando, a cada instante, boas memórias, boas vivências e bons resultados no campo acadêmico e social.

 

Data: 25 de novembro

Horário: 8h às 13h

Local: Escola Magnus Domini (acesso único pela Rua Vaz Caminha n.º 737)

Obs.: Haverá praça de alimentação no pátio da Escola.

 

BEM-VINDOS À 2ª MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARTILHANDO O SABER – 2017!

 

Clique aqui para visualizar o MAPA dos trabalhos.

Trabalhos na Íntegra

6º ANO A

01 -DO LIXO AO LUXO: A REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET EM OBJETOS DE DECORAÇÃO 

02 – O PODER DOS 5 R’S DA SUSTENTABILIDADE

03 – TURISMO SUSTENTÁVEL – UMA VIAGEM EM BENEFÍCIO DO PLANETA

6º ANO B

04 – COLETA SELETIVA DO LIXO – SEPARAR PARA PRESERVAR

05 – PENSE VERDE – CONSUMA COM CONSCIÊNCIA

06 – PLANETA TERRA – CADÊ A ÁGUA QUE ESTAVA AQUI 

07 – O IMPACTO AMBIENTAL CAUSADO PELO TRÁFICO DE ANIMAIS NO BRASIL

08 – PRESERVAR A NATUREZA É UMA QUESTÃO DE TEMPO

7º ANO

09 – O USO DE AGROTÓXICOS É VENENO PARA A NATUREZA 

10 – ARTE SUSTENTÁVEL – VIDA NOVA AO FERRO VELHO 

11 – A UTILIZAÇÃO DE PNEUS NA CONSTRUÇÃO DE UM PLAYGROUND 

12 – RECICLAR PARA BRINCAR – A SUSTENTABILIDADE COMEÇA NA INFÂNCIA 

13 – RE(USO) SUSTENTÁVEL DO VESTUÁRIO 

14 – DESCARTE INCORRETO DO LIXO ELETRÔNICO E O IMPACTO AMBIENTAL

8º ANO A

15 – SAÚDE E NUTRIÇÃO SUSTENTÁVEL 

16 – A INOVAÇÃO DOMICILAR – OS TELHADOS ECOLÓGICOS 

17 – O PODER DOS VENTOS PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

18 – PEGADA ECOLÓGICA – O RASTRO DE DESTRUIÇÃO DO HOMEM NO PLANETA 

8º ANO B

19 – FOME DE SUSTENTABILIDADE – O REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS E O COMBATE AO DESPERDÍCIO

20 – ADUBO ORGÂNICO – A COMPOSTAGEM COMO ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL 

21 – BIOCOMBUSTÍVEIS – UM MOVIMENTO RUMO À SUSTENTABILIDADE 

22 – COSMÉTICOS SUSTENTÁVEIS – CUIDANDO DA BELEZA E DA SAÚDE DO PLANETA 

23 – MODIFICANDO AMBIENTES – DECORAÇÃO SUSTENTÁVEL EM AÇÃO 

24 – MODA SUSTENTÁVEL – CONSCIÊNCIA AO SE VESTIR 

9º ANO

25 – HORTA ORGÂNICA – UMA ALTERNATIVA EM AMBIENTE URBANO 

26 – OS BENEFÍCIOS DOS SISTEMAS DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA E SUA PRESERVAÇÃO 

27 – A ATUAÇÃO DAS ONG´S EM PROL DA SUSTENTABILIDADE 

28 – INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS – O “CLICK” PARA A SUSTENTABILIDADE 

29 – PLANEJAMENTO VERDE – MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL

30 – O SOL BRILHA PARA TODOS – A UTILIZAÇÃO DA ENERGIA SOLAR

31 – ENGENHARIA SUSTENTÁVEL – CONSTRUIR HOJE PARA SALVAR O AMANHà

32 – A APLICAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE EM EMPRESAS