Proposta Pedagógica

Sabemos que desde o nascimento a criança está em constante interação com os adultos, que compartilham com ela o modo de fazer as coisas, de dizer e de pensar, enfim, o modo de viver, integrando-a aos significados que foram sendo construídos e acumulados ao longo da história.

A criança, à medida que se relaciona socialmente e participa das atividades e brincadeiras, vai se apropriando de objetos e fenômenos criados pelas gerações que a precederam. E, ao ingressar na escola, ela e o adulto interagem numa relação social específica – a relação de ensinar e aprender na qual os conhecimentos vão sendo elaborados, entrelaçados às emoções, às necessidades e aos interesses imediatos.

Ciente do importante papel que a educação escolarizada e o professor desempenham na formação dos alunos e, baseando-se numa perspectiva sócio-interacionista, a Escola Magnus Domini possibilita o contato sistemático dos alunos com os conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade para que, ao apreendê-los, se tornem sujeitos autônomos e críticos.

Material Didático

Para atender as necessidades dos alunos dentro das perspectivas educacionais propostas, professores e coordenação pedagógica da Escola Magnus Domini têm, ao longo desses anos de funcionamento, elaborado e aprimorado materiais pedagógicos a partir das experiências didáticas, das reflexões sobre a prática e dos estudos realizados.

São adotados livros didáticos do mercado editorial para algumas disciplinas e também é elaborado, pela equipe pedagógica da Escola, material específico dentro de cada componente curricular, atingindo os objetivos propostos com excelente qualidade.

Nosso Diferencial

A) Número de alunos por sala

Do 1º ao 5º ano, por necessitarem de uma atenção especial, o número de alunos é de aproximadamente 25 em cada sala.

B) Abordagem dos conteúdos

Os conteúdos da maioria dos componentes curriculares se organizam em torno de projetos interdisciplinares, que culminam sempre em um produto final apresentado aos colegas, aos pais e à comunidade. Muitos desses projetos incluem em suas atividades visitas, entrevistas, estudo do meio, passeios e viagens.

C) Espaço para reflexão

No sentido de realizar uma avaliação das atividades desenvolvidas durante o dia e também para preparar as crianças para o exercício da cidadania, os professores criam espaços onde os alunos podem analisar e julgar os acontecimentos que vivenciam e observam, propiciando um momento de diálogo e respeito mútuo. Também, neste momento, as crianças compreendem que pertencem à comunidade escolar e que também são responsáveis por ela.

Este espaço é conhecido como “Roda da Reflexão”.